Centro Médico Dom Dinis - Fisioterapia Lisboa - Apoio domiciliário Lisboa - Centro D. Dinis - Centro Médico D. Dinis

QUEM SOMOS


Quem somos?

O Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Médico Dom Dinis trata-se de uma valência, com alvará n.º 64/2014/Centro Distrital de Lisboa do Instituto da Segurança Social I.P., especializada nos cuidados médicos e não médicos personalizados a todos aqueles que, por qualquer motivo (doença, dependência, convalescença, ou outro), não podem assegurar as atividades da vida diária essenciais para a melhoria da qualidade de vida.

Muitas vezes, a solução para quem necessita deste tipo de cuidados, passa pela institucionalização, quer pelo fato das famílias não poderem dar resposta, quer pela inexistência de serviços adequados, credíveis e especializados nos cuidados domiciliários. Por se tratar de uma opção hostil, ter que sair da própria casa, ter de estar longe dos familiares e amigos de uma vida, ter de se adaptar a novas rotinas que não são as suas, optamos por oferecer este serviço na comodidade do seu lar.

O Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Médico Dom Dinis afigura-se, assim, para quem dele necessita (utentes e respetivas famílias), como uma resposta ativa e com foco no respeito das circunstâncias biopsicossociais de cada utente.

Refira-se que esta valência não pretende substituir os laços familiares e de vizinhança, mas antes desenvolver uma ação complementar, privilegiando a vida em família e na comunidade, como a forma mais natural e a que melhor satisfaz as necessidades de cada um, em particular, e da população idosa, no geral.

 

Equipa

O Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Médico Dom Dinis conta com uma equipa multidisciplinar de profissionais especializados, tais como, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, ajudantes familiares, entre outros, que garantem a qualidade dos serviços prestados e adequam cada intervenção às especificidades e características de cada utente e respetivas famílias.

Investimos numa seleção criteriosa dos nossos colaboradores e, bem assim, em programas de formação continua, com foco na relação, comportamento e desempenho técnico, de modo, a que o perfil dos nossos colaboradores seja o mais compatível com o seu bem-estar. Sempre a pensar no seu maior índice de satisfação.

 

Missão

Promoção da qualidade de vida através de um acompanhamento humano e de um serviço de excelência.

 

Visão

Para nós, a identidade pessoal e a história de vida de cada um dos nossos utentes são únicas e irrepetíveis, pelo que, investimos num serviço de excelência, humano e técnico, no sentido de sermos reconhecidos como o melhor modelo de intervenção em cuidados domiciliários, em Portugal.

 

Valores

Integridade: Agimos sempre com honestidade, transparência e ética.

Compreensão: Conhecemos e agimos, com respeito e empatia, para com os nossos utentes e os nossos colaboradores.

Relacionamentos: Prezamos o trabalho em equipa, celebramos os nossos desempenhos e construímos confiança através da colaboração.

Desempenho: Primamos pela excelência, técnica, científica e humana, em tudo o que fazemos.

 

O que fazemos?

O Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Médico Dom Dinis proporciona cuidados e serviços capazes de responder às necessidades dos seus utentes, nas mais diversas situações, nomeadamente: Idosos, dependentes, doentes, convalescentes, doentes com Parkinson, Alzheimer, AVC, etc., bem como, proporcionamos apoio às respetivas famílias.

Connosco, pode beneficiar do seguinte conjunto de serviços:

-        Cuidados de higiene e conforto pessoal;

-        Cuidados de imagem;

-        Manutenção da higiene habitacional;

-        Confeção de refeições no domicílio, respeitando as dietas com prescrição médica;

-        Acompanhamento e/ou apoio na administração das refeições;

-        Tratamento de roupas do utente;

-        Realização de pequenas modificações ou reparações no domicílio;

-        Colaboração na prestação de cuidados de saúde;

-        Acompanhamento do utente em deslocações aos Serviços de Saúde;

-        Aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços e aquisição de medicação;

-        Serviço de animação/socialização, designadamente, lazer e cultura, e de estimulação;

-        Apoio em situações de emergência;

-        Realização de atividades ocupacionais;

-        Formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais;

-        Apoio psicossocial.

Pode optar, por um registo, pontual ou permanente, diário e/ou noturno, durante a semana e/ou fins-de-semana e de 1 a 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

 

Como fazemos?

No processo de inscrição é feito um levantamento breve das especificidades da situação.

Segue-se uma visita domiciliária, não vínculativa para si, com o objetivo de se conhecer melhor as caraterísticas do caso e identificar as necessidades a serem respondidas, mas também, onde poderá fazer os esclarecimentos que precisar.

De seguida, desenvolver-se-á um Plano de Cuidados Individualizado adequado à sua realidade (com o tipo de serviços a proporcionar, o horário, o melhor colaborador e o respetivo orçamento) e, caso concorde com o projeto definido, iniciaremos a prestação de apoio.

É garantido o acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas, quer através de visitas regulares a casa dos utentes, quer pelo permanente contacto com as suas famílias e com as ajudantes familiares, sempre a pensar na sua satisfação.

 

Ligações úteis:

 

Linha do Cidadão Idoso da provedoria da Justiça

www.provedor-jus.pt

 

Direção Geral da Saúde 

www.dgs.pt

 

Cuidados Paliativos em casa

www.linque.pt

 

Associação Nacional de Farmácias

www.anf.pt

 

Clínica de Chelas

www.clinicadechelas.com